Entenda as pontuações do Cartola FC

07/05/2016 - 18:19

Muitas pessoas são novatas no game ou então já jogaram o fantasy mas não entendem como são calculadas as pontuações dos jogadores, é por isso que decidimos escrever essa matéria.

Então se você se encaixa nos perfis citados leia a matéria na íntegra para aprender tudo sobre Cartola FC e "mandar bem" nessa temporada do game.

Vamos começar citando os scouts de ataque, que são aqueles que, geralmente, dão mais pontos ao jogadores. Dentro dessa categoria, temos nove scouts, sendo que o que gera mais pontos é o gol e o que tira mais pontos do jogador é o pênalti perdido. Confira o esquema abaixo.

QUEM SÃO OS JOGADORES QUE TÊM MAIS SCOUTS DE ATAQUE

Geralmente os jogadores que possuem mais scouts ofensivos são atacantes e meio-campistas. Isso porque são eles os responsáveis por fazer gols, dar assistências e chutar ao gol adversário, fazendo com que seja computados muitos scouts de ataque à eles. Claro que existem aqueles casos de zagueiros com vários scouts de ataque, mas são casos raros. Bom exemplo disso que falamos é o zagueiro Rodrigo, do Vasco. Na temporada passada, o zagueiro vascaíno conseguia pontuações muito altas com scouts ofensivos, como gols e finalizações. Outro ponto importante que temos que destacar é que qualquer jogador do time pode ter scouts de ataque, até mesmo o gleiro.

Às vezes ouvimos a pergunta: "O jogador fez um gol e pontuou mal, por quê?"

Isso acontece devido o jogador ter conseguido uma pontuação alta com o gol que fez, porém, perdeu parte dessa pontuação com scouts de defesa como faltas cometidas, cartões ou até mesmo um gol contra feito por ele. Preparamos uma tabela com os scouts de defesa do Cartola FC, confira abaixo.

Aqui temos alguns pontos que diferem os scouts de ataque e os scouts de defesa. Falamos que os scouts ofensivos podem ser atribuídos a qualquer jogador do time, até mesmo ao goleiro, já os scouts de defesa não seguem nessa mesma linha de raciocínio.

Dentro da categoria scouts de defesa, alguns scouts ó podem ser atribuídos aos goleiros, como acontece com gol sofrido, defesa de pênalti e defesa difícil.

Nessa categoria temos um scout muito importante que é o saldo de gols (jogo sem sofrer gols), tal bonificação é válida somente para goleiros, zagueiros e laterais. Algo importante para destacar é que a bonificação de cinco pontos só é atribuída aos jogadores de defesa que não levaram gol na partida.

Exemplo: Você escalou um zagueiro do São Paulo e o time paulista venceu o jogo sem sofrer gols, então o zagueiro escalado terá a bonificação de cinco pontos. Caso você tenha escalar o mesmo jogador na próxima rodada e o São Paulo levar gol, esse defensor não terá a bonificação de cinco pontos. Fácil, não?!

QUEM SÃO OS JOGADORES QUE TÊM MAIS SCOUTS DE DEFESA

Ao contrário dos scouts de ataque, os de defesa são geralmente concedidos aos jogadores que compõem o sistema defensivo de uma equipe (goleiro, laterais e zagueiros). Contudo, cartão amarelo, cartão vermelho e gol contra podem ser dados a jogadores de qualquer posição.

CCFnas redes sociais