Estratégias na hora de definir o capitão no Cartola FC

30/03/2018 - 22:23

Fala, amigos do cartolafcsportv.com. Tranquilos? O Cartola FC está com uma super novidade nesse ano de 2018 e temos certeza de que muitas pessoas estão com várias dúvidas em relação à escolha dos capitães de suas equipes, né?

Por isso, decidimos fazer um guia com as melhores estratégias para você conseguir alavancar ao máximo a pontuação do seu time escolhendo o melhor capitão para cada rodada. Estão curiosos? Então desce a página aí e leia as nossas dicas relacionadas aos capitães:

QUANDO COLOCAR O GOLEIRO COMO CAPITÃO?

Definir o goleiro como capitão é um tanto quanto arriscado. Por que? Oras, se o goleiro for muito bem, fizer várias defesas, certamente será um tiro certo! Agora, caso o goleiro leve uns três gols e não faça nenhuma defesa na partida, aí a coisa complica, cartoleiro!

Então só defina o goleiro da sua equipe como capitão quando você estiver muito seguro de que ele fará uma boa pontuação.

Goleiro de time favorito e jogando em casa = boa escolha. O goleiro poderá garantir o saldo de gol (5 pontos) somente, terminando a rodada com 10 pontos se definido como capitão. Ou então garantir o saldo de gol (5 pontos) e fazer uma defesa difícil (3 pontos), ao todo seriam 16 pontos. Nada mau numa rodada ruim, né?

Goleiro de time favorito e jogando fora de casa = boa escolha. Esse caso é parecido com o caso anterior, porém agora o goleiro pode ter mais defesas difíceis e garantir uma pontuação mais alta.

Goleiro de time não favorito e jogando em casa = escolha intermediária. Quando o time não favorito joga em casa, teoricamente costuma levar menos gols em caso de derrota, fazendo com que o goleiro não perca muitos pontos. Além disso, pode ainda praticar uma ou outra defesa. Então deixar a fixa de capitão com um goleiro, nesse caso, seria uma escolha intermediária.

Goleiro de time não favorito e jogando fora de casa = escolha arriscadíssima. Com certeza é uma das escolhas mais arriscadas porque o goleiro pode levar muitos gols, não fazer nenhuma defesa e negativar muito. Contudo, o arqueiro também pode brilhar, fazer várias defesas, ser o nome do jogo e mitar na rodada! Caso aconteça essa última opção... só comemore, parça!

QUANDO COLOCAR DEFENSORES COMO CAPITÃO?

Definir um zagueiro ou lateral como capitão pode ser uma estratégia muito boa quando bem usada, mas pode ser muito ruim quando as coisas não derem certo. Com certeza, a melhor opção, nesse caso, é escolher defensores que jogam em casa contra equipes menores. Por que? Simples! Dessa forma, seja zagueiros ou laterais, eles possuem mais chances de ficarem com o saldo de gol (5 pontos).

Outra boa opção é dar a faixa de capitão a algum defensor que costuma pontuar bem sem saldo de gol. Vale lembrar que todo defensor começa a partida já com 5 pontos do saldo de gols e só perde essa pontuação caso sua equipe seja vazada. Ou seja, colocando um defensor como capitão, ele começará a partida com 10 pontos.

QUANDO COLOCAR MEIO CAMPISTAS COMO CAPITÃO?

A estratégia aqui é simples: colocar meio-campistas que costumam fazer gols e contribuir com assistências ou então dar a faixa àquele que rouba muitas bolas e jogará fora de casa.

A primeira estratégia comentada parece ser muito óbvia e acredito que muitos usarão nessa temporada. É um dos métodos mais fáceis de "usar a faixa de capitão". Basta colocá-la em algum jogador que costuma fazer boas partidas, boas participações, ou seja, num jogador regular. É importante ressaltar que os meio-campistas que jogam em casa costumam pontuar melhor, então preste atenção nesse quesito.

A outra estratégia é colocar a faixa de capitão naquele jogador considerado "cão de guarda", principalmente quando ele jogará fora de casa. Todo ano observamos que meio-campistas roubadores de bola costumam pontuar muito bem quando jogam fora de casa, visto que suas equipes costumam jogar mais defensivas quando fora de seus domínios. Então você tem que ser inteligente, analisar muito bem a rodada e, caso seja convencional, "capitanear" o roubador de bola e torcer para que ele roube várias bolas ao longo da partida.

QUANDO COLOCAR ATACANTES COMO CAPITÃO?

Sem sombras de dúvidas, o que mais veremos nessa temporada será atacantes escolhidos como capitães, afinal, parece ser as escolhas mais óbvias, já que são os jogadores que costumam fazer as melhores pontuações, seja marcando gols ou então dando assistências.

Atacantes de equipes favoritas que jogam em casa contra times menores são as escolhas mais óbvias e parecem ser as melhores também.

Mas cuidado, não caia na ilusão de colocar a faixa de capitão em atacantes em todas as rodadas. Em algumas rodadas não teremos boas opções no ataque ou então os jogos serão equilibrados, nesses casos, é melhor colocar a faixa em jogadores das outras posições e garantir pelo menos alguns pontos a mais.

CCFnas redes sociais